domingo, novembro 06, 2011

QUANDO COMEÇA A PRIMAVERA? SENDO QUE LONDRES NEM É TÃO LONGE ASSIM

IMG_1084

 

São quase meia-noite. Penso: As palavras me tem fugido.

Penso em tantas coisas mais, mas guardo estes obscenos pensamentos para depois entregá-los embalados em uma caixa 13X11 com um laço amarelo do tamanho dos cadarços da minha botina marrom.

Penso:

 

 

 

 

 

 

 

                      .

 

 

 

 

 

 

 

 

O que pensou você?

Só uma pequena manta de lã quadriculada tenta me salvar do vento gelado que entra por brechas da janela de frente pra uma avenida solitária durante a madrugada, onde o sol tem sempre o atrevimento de riscar os tacos mal encerados do chão de um quarto inóspito com o chegar da manhã.

Onde estão as flores? É primavera. Foram embora os tímidos raios do sol do outono. Os mais belos.

Penso em Londres. Penso em franco-brasileiras.

Pequenos flocos de neve devem congelar uma dessas pequenas francesas, de olhos azuis, perdida em alguma estrada sobre calçadas de ladrilhos com poste de luzes coloridas à east da cidade, do lado oposto de Notthingham.

Já vi no mapa Amèlie em sua casa tentando montar um imenso quebra-cabeça e desenhando flores com giz de cera, em imensas folhas de papéis, num bairro de infinitas casas da mesma cor, com o mesmo cheiro e textura, habitadas por eslovacos banguelos e imensos camundongos devoradores de tomate.

Corra Amèlie, corra... Pratique defesa pessoal. Meta-lhe os dedos em todos os olhos que ele tiver, mas evite os olhos do cu, senão seus dedos nunca mais terão esse cheiro parisiense e ainda por cima poderão cair.

É primavera aqui. Mas onde estão as flores? Estou me afogando numa forte chuva torrencial que o inverno deixou.

O cometa Halley riscou o céu, eu vi. Já tive lunetas, um planeta, fui amigo do Pequeno Príncipe. Tenho cinco dobermans que dormem no tapete poliéster do meu quarto. Tenho alguns rotweillers e não mais do que dez pitbuls.

Tenho sonhos e vassouras. Tenho até amigos que já viveram em Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

Ah, também tenho me alimentado com peixe fresco comprado a preço de banana em imensos mercadões de cereais. Eu como filé de pescada e por lá comem-se deliciosos salmões assados com legumes.

Nada me deixa bravo, mas odeio mentirosos.

Não consigo mentir enquanto escrevo.

Ah, o teu sorriso. Como poderia não falar dele?

Mas e as flores? É primavera, não é?

Estão escondendo o prédio de alumínio que eu via aqui da minha janela e que o Minduim, pobre macaco, não tirava os olhos. Mas o que tem a ver o cu com as calças?

Estão escondendo tudo. Não ouço mais aquelas canções antigas de Buenos Aires. A manivela da minha vitrola, parou de rodar.

Avisto uma tesoura em sua mão e um olhar tenso de frente pro espelho.

Uma almofada recebe pedaços de finos fios de cabelo. Um a um. Enquanto em sua testa uma espécie de arco-íris de cabeça pra baixo vai surgindo. Todos da mesma cor.

E lembro sempre de alguém quando o caminhão de gás passa tocando aquela repetitiva música infernal de Beethoven, que para os meus ouvidos soam docemente.

E quando a lua aparece com o seu brilho eu me jogo sobre cartões postais perfumados, de ônibus vermelhos de dois andares, ou de típicas cabines telefônicas londrinas.

E é com seu guarda-chuva cor-de-rosa que ela coloca correspondências numa caixa dos correios bem ao lado de onde mora. Pisa em nuvens. E sussurra canções francesas. Aquelas mesmo que mais tenho gostado de ouvir. Sonho com isso todas as noites.

É primavera, não é?

Algum dia será. Todos os dias são. E serão!

Pra mim...

 

 

 

 

 

                   

 

 

 

 

 

 

Pra você...

E mais uma vez o espaço em branco e sem ponto nenhum. Desta vez é proposital.

Por que?

3 comentários:

Camilo Irineu Quartarollo disse...

Paulão, Pankada, saudações depois deste longo inverno. Amélie, acho que conheço de um filme excelente e suas palavras são sempre bem urdidas que faz as estações se confundirem com suas metáforas. Amigo, tudo de bom.
Camilo

PANKADA disse...

Fala Camilo. Eu tava com saudade disto. Saudade de partilhar textos com você. Saudade dos seus ótimos comentários. Abraços e obrigado!

Elisa Fingermann disse...

Essa Amélie deve ter muita sorte. Ela deve pisar em nuvens pensando no sol que deixou em São Paulo - pois é, dependendo do ponto de vista São Paulo é ensolarada!
Ela deve olhar para o mundo com o coração mais cheio, sabendo que em algum canto da nem-tão-cinza São Paulo um ator-lutador-fotógrafo-escritor pensa nela enquanto caminha pela avenida Paulista, tempera seus legumes com seus antigos temperos e faz filmes do dia a dia para sentir-se mais perto dela!