domingo, julho 18, 2010

SOPRO NO CORAÇÃO

DSC_2987

Devia ser meu aniversário de 8 anos ai na foto. A prova de que eu era bem franzino. Este japa com a roupa igual a minha é meu meio irmão e os amigos da Vila São João. Engraçado ver como essas festinhas eram esperadas e caprichadas pela minha mãe. Em volta a criançada doida pra poder começar a atacar a mesa de bolo e doces. Lombriguentos. Lembro de cada um deles. Não sei por onde andam, mas sinto uma saudade danada. Saudade destas festinhas onde todos se reuniam pra partilhar um momento real de felicidade.

Notem: Todos fazendo cara de pouco caso, mas até a hora de apagar as velas só, porque depois pareciam um bando de esfomeados lombriguentos mesmo.

Nem sei de quem herdei isso. Desde moleque sempre gostei muito de esportes, mas fui proibido pelos médicos de praticar pelo resto da vida depois de terem diagnosticado um sopro irreversível no meu coração.

Desde moleque também sempre fui muito teimoso e isso com certeza herdei... sei lá. Enfim, não importa mais. Acredito na lei de ação e reação, muito mais na física do que na metafísica. Quando enfio um troço na cabeça vou atrás até conseguir e não chamo isso de obsessão, tem mais a ver com determinação.

Eu era um pirralho e adorava jogar futebol no campinho perto da casa que morava na Vila São João. Montei um time e fui o capitão. A gente até ia pros outros bairros desafiar outros times. Tinham uns filhinhos de papai no nosso e por isso conseguíamos isso. Os pais deles queriam investir. Fui fã de Garrincha por ser canhoto. Diziam-me que foi o melhor de todos.

No pé da minha cama eu guardava uma santinha de Nossa Senhora e todos os dias de manhã acordava e rezava pra ela me fazer um jogador parecido com o Garrincha. Idiotices de criança. Pensava que o cara ia baixar em mim e teria exatamente o mesmo talento. Eu até driblava bem. Ser canhoto favorecia.

Lembro perfeitamente na sala de espera do hospital o médico chamando minha mãe logo após os exames. Minha coroa resolveu me levar pra fazer exames gerais, depois que o pai de um amigo contou a ela que eu quase desmaiei numa partida. Bom, ficaram um tempão lá dentro e depois me chamaram. A cara dos dois era de enterro. E ele como todo médico que sempre quer parecer engraçado e simpático, falou comigo como se eu fosse um gnomo, ou... sei lá:

- Olha só que meninão bonito, saudável.

Eu nem era um meninão. Era anêmico e esquelético. Saudável devia ser o cu dele cheio de hemorróidas. E o pior é que ele dizia isso com aquele típico sorriso e batendo a palma da mão uma contra a outra, como se estivesse falando com um poodle e continuou:

– Pelo o que a mamãe me contou aqui, você gosta de futebol né? Bilu, bilu, bilu… Mas infelizmente, você não vai mais poder jogar futebol do jeito que joga, senão pode acontecer alguma coisa ruim no coraçãozinho e parar de funcionar. Não vai poder fazer mais nenhum esporte.

“Coraçãozinho?” Ele devia mesmo ter o cu cheio de hemorróidas.

Sai dali encanado pra cacete, cabisbaixo. A única diversão que se tinha naquela vila era me juntar com a molecada e jogar futebol.

Como sempre, minha mãe deixou bem claro:

- Se eu te pegar jogando futebol ou correndo pra lá e pra cá feito um idiota vou te quebrar inteiro de porrada.

Fizeram uma carta de dispensa das aulas de Ed Física e assim conseguiram me afastar dos esportes. Mas deixo bem claro: “Temporariamente.” Porque entreguei a porra da carta uma única vez, sendo que todo mês por regulamento teria que entregá-la, pra ser dispensado. Dei um jeito lá.

E muito na surdina um mês depois, teimosamente, voltei com todas as atividades físicas e botei na cabeça que o médico tava vacilando, como a maioria deles. Onde já se viu dizer a uma criança que ela jamais poderá praticar esportes? E por mais cansaço ou tontura que eu sentisse, não deixaria transparecer. E assim foi. Menti pros professores dizendo que já tinha me recuperado. Na verdade eles nunca souberam o que eu tinha. Até parece que leram a porcaria do atestado.

No começo confesso que era bem punk, ficava sempre malzão e tinha que engolir aquilo pra ninguém ir correndo contar pra minha mãe. No time da vila continuei jogando depois. Óbvio que ela me pegou várias vezes e várias vezes me deu a casual surra de sempre. Até que um dia disse, que se eu quisesse morrer, seria um problema meu e que ela não faria mais nada. Não entendia merda nenhuma de “morrer” e por isso continuei. E fui ficando cada vez melhor com o tempo. E conseguia correr mais rápido e durante mais tempo do que os outros moleques.

Eu comecei a sentir que não ficava mais tão cansado e que quanto mais treinava, mais conseguia as coisas. Não passei mal mais. Hoje nem me interesso mais por futebol.

O pai do meu padrasto, um japonês fugitivo, me ensinava golpes de caratê no fundo do quintal e depois o meu vizinho da frente, ex-guerilheiro, fazia um treino quase ninja comigo todos os dias. Depois de muita insistência minha mãe acabou me colocando numa academia. Tornei-me faixa-preta e vice-campeão mundial de caratê antes dos 18 anos. Dediquei-me muito a isso. Treinos diários. Com o tempo tornei-me faixa-preta de judô também, agora de jiu-jitsu. Luto boxe, vale-tudo e tudo mais. Passei pelo Muay Thai, Kickboxer, capoeira, ninjitsu e outros. Participei de clubes da luta e sempre sai inteiro, nunca tive problemas com o coração. Já lutei profissionalmente. Fiz faculdade de Ed. Física e nas aulas de corrida de resistência sempre estava entre os primeiros. Quase fui jogador profissional de basquete. Pratiquei e pratico todos os esportes possíveis, que me agradam.

O médico disse que teria esse troço pra sempre. Médicos sempre acham algo na gente pra ficarem roubando nossos míseros centavos. Pelo menos 80% do que dizem é baboseira. Se eu tivesse dado ouvido praquele hoje em dia seria um coxinha e não teria feito e nem conquistado nada disto.

Não me gabo pelas conquistas esportivas, qualquer um pode, só me sinto bem por ter me provado ao contrário. Por isso quando invoco com algo, vou até o final. Escrevo tudo isso para que meus amigos entendam um pouco porque sou essa mula insistente.

Carrego nos bolsos da calça o famoso provérbio popular: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

Impossível? Ainda existe essa palavra em algum dicionário?

Não desisto nem fodendo. E sinto que vou viver ainda longos anos. E é do coração que nunca vou morrer, podem crer.

8 comentários:

Talita Godoy disse...

Olá, Paulinho!
Seus textos são "lindos", dá vontade de saber mais... por exemplo, onde fica a Vila? Quando é seu aniversário, está chegando? Quais foram os outros acidentes (li isso antes)? As fotos também, gostei de quase tudo, rs!
Tem alguma sua em cena na peça Hipóteses? Postei um texto mas tem só uma outra fotinho... veja em http://talitacomunica.blogspot.com
Bjs, Talita Godoy
(Amiga do Babu, que fez ontem um filho com o Adão, lembra?!)

PANKADA disse...

Opa se lembro rs... valeu pela presença, carinho etc. Fucei teu blog lá. Li o texto. Valeu e apareça sempre. Beijão

CL disse...

Eu também tenho sopro.
E também faço exercícios.
E também tenho uma foto como essa.
(acho que essa era uma foto padrão, porque conheço muitas pessoas que tem fotos nessa época, rodeando a mesa de guloseimas)
Na minha foto eu to segurando uma coxinha numa mão e outra na outra mão, rs
Emfim, estamos aqui, nos exercitando e comparando nossas semelhanças numa boa, com sopro ou não.

Ivan Luiz - Jornalista disse...

Oi Paulinho,
Tem uma crítica teatral no meu blog a respeito da peça Hipóteses para o amor e a verdade.
Muito boas as suas histórias de vida e como você as encará com hombridade.
Parabéns pela peça e muito sucesso.
Cordialmente
Ivan Luiz

Clayton disse...

"Grande Paulinho!" :)
Excelente texto... e parabéns. Possuir essa chama interna é uma das coisas que a faz com que a vida valha a pena, entretanto, o maior desafio é mantê-la acesa. Você parece ter um estoque infindável de diesel... o que nos inspira. Obrigado! Grande abraço!

... disse...

"O que procuraste em ti ou fora de

teu ser restrito e nunca se mostrou,
mesmo afetando dar-se ou se rendendo,
e a cada instante mais se retraindo,

olha, repara, ausculta: essa riqueza
sobrante a toda pérola, essa ciência
sublime e formidável, mas hermética,

essa total explicação da vida,
esse nexo primeiro e singular,
que nem concebes mais, pois tão esquivo

se revelou ante a pesquisa ardente
em que te consumiste... vê, contempla,
abre teu peito para agasalhá-lo."

(Drummond)

Karen Fernandes disse...

Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.

Charles Chaplin

da sua aluninha da bahia! beijosss

Joana Gonçalles Gaspar disse...

Oi Talita, eu tenho fotos do Paulinho na peça Hipóteses! Se quiser estou vendendo cada uma a R$ 25,00!!! rsrsrsrsrs

Brincadeirinha!

Paulinho, vc escreve muito bem, adorei!!! Que história hein! Vc é sim vitorioso, grandes conquistas!