segunda-feira, janeiro 19, 2009

A FESTA DE ABIGAIU

Não sou um cara muito chegado em comédias. Nem no cinema, nem no teatro. São poucos os trabalhos que conseguem me arrancar o riso e por isso acabo desistindo de ver coisas do gênero. Neste fim de semana fui assistir a peça “A Festa de Abigaiu” que está no teatro Augusta.

Fazia tempo que queria vê-la, pois tem um elenco de amigos e pessoas que admiro, como a Ester Lacava, o Eduardo Estrela e a Paulinha Arruda. Não sabia do que se tratava o texto, mas confiava por ser do diretor e roteirista Mike Leigh a quem também tenho uma imensa admiração (conheço alguns de seus filmes). Cheguei lá totalmente despreparado, talvez esperando um drama intenso, que é muito comum nos filmes do autor. A primeira cena, ainda não me pegou muito, porque não conseguia entender que não veria um drama. Superado isso embarco na história e ai são só risadas, do começo ao fim.

É sem dúvidas uma das comédias mais refinadas dos últimos tempos, apesar de não considerar aquilo uma comédia, pois relata a decadência humana com muita ironia, sordidez e, claro, inteligência. Um elenco excepcional e o mais importante, sintonizados. Impossível a peça acontecer sem qualquer um deles. Não conheço o diretor, mas tem todo o meu respeito pelo belo trabalho. Não vou me alongar, porque seriam páginas de elogios aqui, mas recomendo. Segue o serviço:

festaabigaiu

A FESTA DE ABIGAIU

De 16 de janeiro a 26 de abril.

Autor - Mike Leigh. Tradução - Ester Laccava e Élcio Hardt.

Direção - Mauro Baptista Vedia.

Elenco - Eduardo Estrela, Ester Laccava, Fernanda Couto, Kiko Vianello e Paula Arruda.

Figurino - Maite Chasseraux. Trilha sonora - Mauro Baptista Vedia. Assistente de Direção - Platão Reis. Designer Gráfico - Márcio Araújo. Iluminação - Marcelo Montenegro. Produção Executiva - Alexandre Laccava. Duração – 90 minutos.

Teatro Augusta - Rua Augusta, 943 – Cerqueira César.

Telefone - 3151-4141. Capacidade - 320 lugares.

Ingressos R$ 40,00 às sextas 21h30

R$ 50,00 aos sábados 21h

R$ 45,00 aos domingos 19h

(meia-entrada para estudantes).

Censura – 12 anos. Horários da bilheteria: das 14h. às 20h.

Central de Vendas Tel. 4003-1212. www.ingressorapido.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou anotar, se vier a Pira, quero ver.

Anônimo disse...

torça para ir mesmo... é imperdível

Anônimo disse...

Discordo. Acho que chove no lugar comum e não acrescenta nada novo essa peça. Eu não vi nada demais.

John disse...

Uma das melhores peças que eu vi ano passado! Puta texto!