sexta-feira, março 04, 2011

PRA BARRIGA NÃO FICAR PRA FORA DO CALÇÃO

DSC_3785

Sempre me perguntam ai pela rua o que é melhor pra emagrecer? Corrida ou musculação?

A minha resposta é que um auxilia o outro. É difícil não associá-los.

Musculação é um troço chato, confesso, mas é fundamental pra quem quer diminuir a massa gorda e manter-se em forma durante um tempo.

O que queima gordura é o oxigênio e nas corridas o utilizamos muito mais. Visto que terminamos sempre ofegantes. Ocorre um processo de combustão no organismo. Ou seja, só corrida emagrece também, mas qualquer descuido depois, faz com que todo o sacrifico vá por água abaixo. Eu particularmente acho um saco correr, como também acho um saco fazer musculação. Faço os dois apenas pra melhorar meu rendimento nas lutas.

Quando fazemos musculação, o músculo sofre o que chamamos de microlesões. As fibras musculares ficam machucadas mesmo. Percebam que quando não estamos acostumados a essa prática, no dia seguinte mal conseguimos sair da cama de tantas dores, que são causadas por essas malditas microlesões. Elas são reparadas durante o nosso repouso.

Geralmente quando acordamos muito doloridos ficamos dias sem aparecer na maldita academia e só assim a dor some. E pro organismo reparar essas microlesões é um gasto energético muito alto. Queima-se muitas calorias pra conseguir sarar isso. E quanto mais calorias queimamos mais emagrecemos, como já é do conhecimento de todos. Entenderam?

A musculação queima calorias durante o treino e em repouso. A musculação aumenta o que é conhecido como “metabolismo basal”. Com a explicação no parágrafo anterior percebe-se então que o músculo é um tecido ativo, ou seja, ele consome as calorias do corpo pra manter-se vivo e realizar suas funções, então quanto maior a nossa massa muscular, mais calorias será gasta pra manter o músculo funcionando bem.

Pessoas treinadas podem e de preferência devem fazer no máximo quarenta minutos de musculação por dia. Enquanto pessoas não treinadas podem fazer de vinte a trinta minutos até se adaptarem e passarem para o estágio de pessoas treinadas. Mais do que isso é besteira e desgastante demais. Perda de tempo.

Durante um tempo pode-se fazer trinta minutos de musculação e trinta de treino aeróbio constante. Inicialmente três vezes por semana e depois pode ir aumentando. Em menos de três meses será visível a mudança no corpo. É claro, sem esquecer-se da alimentação. Comendo de três em três horas já faz uma grande diferença.

E pra quem não curte musculação de jeito nenhum, hoje tem várias opções e uma delas é a ginástica funcional e circuito, onde junta-se o treino de ganho de massa muscular e o treino aeróbio. Logo postarei um vídeo pra exemplificar isso.

Nenhum comentário: