sábado, dezembro 05, 2009

INGRATIDÃO

get

Foto do filho da puta que atirou no Marião

Lembro que quando cheguei em São Paulo, sempre ouvia histórias assombrosas e criminosas sobre a praça Roosevelt. Não tinha coragem de passar por ali nem durante o dia, a noite então, nem se fala. Os moradores não podiam chegar tarde em casa, pois corriam o risco corriqueiro de serem assaltados ao parar em frente as suas garagens, esperando o portão abrir.

Há 12 anos atrás, onde hoje está localizado o Espaço Parlapatões existiu uma padaria, onde ocorreu uma grande chacina. A praça foi um dos maiores pontos de tráfico e prostituição de São Paulo. Alguns apartamentos tem marcas de bala dos frequentes assaltos.

Os moradores começaram a desabrigar aquele lugar, não aguentavam mais, enquanto nenhuma providência era tomada. Uma terra sem lei, sem vida e cada dia mais abandonada.

Em 2000 a Cia do Satyros ousadamente resolveu instalar-se ali, mesmo sabendo dos riscos. Pouco a pouco e insistentemente cheios de idéias e vontade foram devolvendo vida ao lugar. Inovaram inclusive os hábitos rotineiros da classe teatral paulistana, com horários alternativos de peças, eventos como a Satyrianas etc.

A praça chegou a funcionar quase que 24h, além de diversos espaços teatrais, tem livrarias noturnas, bares, restaurantes e muita gente bacana. Tornou-se para muitos um lugar provinciano, quase uma cidade do interior, onde todos se conhecem. Eu, durengo do jeito que sou, só apareço lá. Encontro amigos e não tenho nenhum tipo de gasto. Enfim.

Claro que com toda essa revitalização, a praça começou a chamar atenção da classe média e os apartamentos desapropriados que foram vendidos a preço de banana, passaram a ser super valorizado. Existe fila pra se conseguir um lugar pra morar por ali.

Como nem tudo é um mar de rosas, essa classe média que habitou lá, não felizes com a revitalização passou a se incomodar com o barulho dos frequentadores. Iniciou-se assim uma guerra. É comum estar conversando com um amigo e de repente alguma coisa cair na tua cabeça, como água quente, mijo, vômito cerveja choca e até objetos pesados. Não conseguindo nos derrotar pela agressão, entraram com vários baixoassinados na justiça.

Os moradores de tanto insistir conseguiram fazer revigorar algumas leis. A partir de um horário, não pode mais ter mesa nas ruas, barulho etc. E com isso devolveu-se aquela aparência de abandono que a praça tinha deixado pra trás.

A cada 2 minutos parados lá, somos abordados por pessoas pedindo alguma ajuda e na maioria das vezes são pessoas na fissura pela próxima pedra de crack ou qualquer outro tipo de droga. Os famosos nóias.

Óbvio que com toda essa merda a praça vem perdendo a cara que conquistou nestes dez anos desde a chegada do Satyros. Depois da uma da manhã já não tem mais nada na rua. Só dentro dos bares. A maioria das pessoas preferem voltar pra casa. O grande barato era ficar sentado ali na frente tomando uma cerveja com os amigos e atento a tudo. Isso chamava a atenção das pessoas que passavam pela rua, ajudando a criar o movimento naquele lugar. Agora, ali vem se transformando a cada dia num alvo fácil para os bandidos.

E foi o que aconteceu na madrugada de sexta pra sábado, 5 de novembro de 2009. Quatro bandidos armados, invadiram o Espaço Parlapatões. Chegaram gritando com uma violência absurda. Mandaram todos deitarem e passarem tudo o que tinha. Agarraram uma garota e deram uma coronhada na cabeça de outra. Dois amigos inconformados com a agressividade foram pra cima e consequentemente e injustamente baleados.

Dizem que Carcarah levou 3 tiros na perna, mas já passa bem. E o Mário Bortolotto levou 4 tiros e está até hoje internado na UTI da Santa Casa em estado grave.

Muitas vezes escrevi deles por aqui. O Carcarah é um ilustrador, músico e tem um blog com os melhores textos que já li. O link ai do lado. O Marião é simplesmente um cara que deu animo há uma geração esquecida, ou apagada em São Paulo. Pode-se dizer que ele com seu estilo e caráter tem vários seguidores. Ele inovou a dramaturgia no país e a maneira de pensar de muita gente. Inovou o jeito de fazer teatro e foi incentivador de uma porrada de malucos. Sou eternamente grato a este cara.

O Marião é uma das figuras mais representativas da praça.

Escrevo esse texto por algumas questões. Uma pra torcermos pela recuperação destas pessoas. As chances do Marião sobreviver são grandes.

Onde vamos parar com tanta violência? Até quando os filhos da puta desses políticos vão passar por cima disto tudo, vão continuar nos roubando e nos dando essa condição precária de vida? Kassab se reelegeu dizendo que ia concretizar diversos projetos, inclusive o da reforma da praça. Prometeram tirar aquela marquise ridícula que serve apenas de esconderijos pros bandidos. Cadê você seu prefeito filho duma…

E a última questão é: a praça estava sendo desapropriada pela infinidade de assaltos e atrocidades que aconteciam. Os grupos de teatro reverteram a situação e agora as pessoas como sempre ingratas e insatisfeitas querem boicotar ao invés de agradecer que podem morar num lugar “tranquilo” e que tem um imóvel que valorizou pelo menos 300%. É foda né?

Há dez anos desde a vinda das sedes dos grupos não se ouvia mais nenhuma notícia deste tipo por ali. Em menos de um mês, depois que os moradores conseguiram colocar mais uma lei em atividade e as mesas definitivamente sairam das calçadas, ouve esse tiroteio e um espancamento de um mendigo na porta do Satyros 1. Dez anos em atividade, contra um mês dessa porcaria e já viu-se o resultado.

Essa tendência da insatisfação humana é nata, mas ta na hora de abrirmos mãos dos nossos desejos egoístas e pensarmos melhor nesta merda toda. Certeza que se os teatros sairem de lá, a praça voltará a ser o que era antes e certeza que os moradores terão que deixar o lugar novamente. Babacas.

Segue um dos links com a foto do valentão do assaltante. Peço que divulguem em todos os meios possíveis pra eles serem encontrados. Blogs, orkut, facebook, twiter etc. Só gostaria de vê-lo pra saber se o cara é tão valente assim sem a arma. Meu sonho é que a polícia os levassem no mesmo lugar e pedissem pra dar o mesmo show, só que desarmados. Teriam coragem?  E óbvio, que nos deixassem a vontade pra fazer o que bem entendermos.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4141548-EI5030,00-Policia+divulga+foto+de+suspeito+de+atirar+em+dramaturgo.html

Tem o blog do Mário e Carcarah ai do lado.

2 comentários:

camilo disse...

Pankada, preciso divulgar mais o seu blog e essas coisas que os artistas, pessoas sensíveis - verdadeiros fios terra do planeta - sofrem. Eu tenho manifestado com relação a problemas de educação nos jornais, mas existe a patrulha política, logo acham que você é desse ou daquele partido e fulano não vai se eleger. E vêm os mecanismos de censura, castigam os do seu lado para fazê-los voltarem-se contra você. Mas para pessoas inteligentes e sensíveis isso não pega. Eles querem dividir para governar e atropelam o bom senso. O importante é ter uma atitude positiva e objetiva e seguir incólume como a nossa consciência e o amor à nossa terra mãe. É importante o sentido de grupo. Minhas condolências aos feridos.

PANKADA disse...

falou tudo meu amigo é só o que temos e nos importa neste momento, uma atitude positiva e objetiva pra seguirmos incólumes com o nosso caráter, porque os filhos das putas dos políticos estão cagando pra gente e pro nosso país... então fodam-se, não vamos mais deixar esses caras nos boicotar. tenho 32 anos e nunca precisei de nenhum destes filhos das putas... vamos boicotá-los nós. abraço